domingo, 21 de fevereiro de 2010

Enfermeiro ou enferMESA?

Visito várias comunidades de enfermagem, aonde leio alguns comentários de enfermeiros indignados porque as pessoas não sabem distinguir o enfermeiro dos técnicos de enfermagem.
A equipe de enfermagem é formada por um enfermeiro diarista e por técnicos de enfermagem, por um chefe de setor, um chefe ou gerente de seção, supervisores e um diretor da divisão de enfermagem. Somos uma grande equipe com um objetivo muito importante: "cuidar de um ser humano acometido por um agravo da sua saúde"
Após 23 anos de formada, vejo que hoje todos da equipe de saúde tentam se vestir da mesma forma: jaleco branco ( com bordados, nomes ou simples ), a maioria com roupa do dia a dia por baixo do jaleco e alguns com roupa branca por baixo do jaleco. No início da minha formação acadêmica, enfermeiro tinha uniforme; todos sabiam quem ele era por sua postura profissional e por sua elegância, e principalmente porque ele visitava todos os pacientes diariamente mais de uma vez, prestava assistência direta, mas não ficava preso o dia todo em relatórios.
O enfermeiro diarista é essencialmente assistencialista, com algumas atribuições burocráticas inerentes ao bom andamento do serviço e da prestação dos cuidados da saúde.
Cada profissional da saúde tem sua importância fundamental dentro da equipe, logo só faremos a diferença se o nosso trabalho for desempenhado com amor, alegria, e principalmente baseado em fundamentos técnico-científicos.
O enfermeiro que se destaca na equipe e é reconhecido, é aquele que sabe argumentar com os demais profissionais de saúde a sua impressão sobre o estado inicial do paciente, sua evolução, e auxiliar para que o paciente se recupere o mais breve possível e retorne para o seu lar.
Ser enfermeiro é estar atento diariamente a todos os detalhes do paciente para que os demais membros da equipe de saúde possam fazer seus diagnósticos e tratamentos pertinentes a cada profissional.
Devemos estar atentos que a equipe de saúde é multiprofissional para melhor atender a população, devemos deixar de lado desavenças e as competições desnecessárias, que hoje assisto perplexa sem nem conseguir entender o motivo de tão mesquinhas questões.
O sol nasceu para brilhar para todos, a sombra para poucos...
A profissão que escolhemos deve ser em primeiro lugar valorizada por nós mesmos, e desempenhada com toda competência que longos anos de estudo e a vivência profissional nos proporciona.
Seja enfermeiro com orgulho! Sua lembrança ficará para sempre marcada na vida das pessoas que você auxiliou no cuidado.
Seja humano! Dê o exemplo! O sucesso é consequência de um trabalho bem desenvolvido.
Seja capaz de transmitir amor e irradiar luz por onde passar, e terá a certeza que ninguém te confundirá com outro profissional. Seja enfermeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário